Quem somos...
Este blog tem a pretensão de resgatar histórias de um grupo de amigos, que na década de 70 foram muito unidos em torno de uma agremiação chamada "Clube Atlético Patropí", um time que nasceu no bairro "Menino Deus", mais precisamente na rua "Barão do Gravataí".
Que a experiência seja boa...

18 de março de 2008

Sergião e sua vitrola...

Sabe, estava achando que você tinha esquecido tudo ou que não queria lembrar ou estava achando isso tudo muito chato.Finalmente você resolveu.Já estava cansando de tanta ginástica para fazer você se pronunciar.Já tinha até desistido.Vamos lá França convida o Palão também.Ele deve ter poucas e boas para revelar.Quanto mais pronunciamentos mais claro vai ficando, os momentos de uma época em que tudo era sob muito mistério e repressão. Tem certeza que eu não participei do aniversário.Essa, eu nem lembrava mais.Mas, agora estou vendo a sacanagem.Vale a pena lembrar até as sacanagens que a gente nem lembra.Como diz o Tim Maia na música"Vale tudo".

Aniversário do Clube

E foi num dos vários aniversário do clube, que a nova contratação chegou. E já queria vir pra festa. Foi indicação do Volnir. Ele veio e disse: Já é pra vir pra festa hoje à noite, aí na tua casa? E eu, que nem conhecia o cara, disse: bah, meu, a festa é só pra quem já é do clube!!! Vai ter que esperar mais um ano!!! E o Mello (Alex, na época) foi-se embora. As sacanagens a gente nunca esqueçe, não é mesmo? Mas todo o ano era aquela festa! A primeira "reunião dançante oficial" foi lá em casa mesmo! Cada tipo de dança! Teve gente que saiu com cãimbra, tal o desconhecimento do asunto. Rolava Yellow Brick Road, Crocodile Rock, Oh girl e Angie...Cada um levava algo pra comer. Mais tarde houve escolha de madrinhas. Sim porque, cada ano tinha uma nova...até todas serem...E foi assim até os 30 anos. Daí só por acaso...

A festa do França

E fomos lá conferir. A Rosa e eu. Depois que nos disseram que era surpresa, aí não deu pra escapar. Tava lá o cara. Com a mesma cara de 40 anos atrás. (Só eu fico velho mesmo). Me emocionei com a emoção dele! Tava tudo preparado. No escuro. Tinha fotos da vida dele espalhado por uma parede inteira. Também, eram 50 anos...tinha que ter espaço! Cheio de gente. O cara é muito querido por lá (novos amigos). Mas ele sempre foi assim mesmo! Gente muito fina! E chegou aos 50. Quando vi o filho dele - o Rafa, e lembrei que estive "ontem" no aniversário de 4 anos. Aí não entendi mais nada. Noooossssssa..... E o Rafa é o pai dele! O mesmo espírito. Isso o França passou muito bem pra ele. Um cara muito querido, como era quando aos 4. A Iolanda tava lá. A véia não mudou nada. Tá como sempre foi. Não mudou nada, nem a Rita. Só não vi a Fátima. Só o filho dela que eu não conhecia. Parabéns França, bem-vindo à quinta década.

O começo...

E foi na frente do Ed Marcelo. Naquela tardinha quente, sentados no muro na frente da porta do prédio, os 3 colorado (vejam bem!) lançaram a idéia. Volnir, Neco e eu. Depois do tradicional grenal diário do fim da tarde na frente do mercado da Pç Garibaldi, depois de os gremistas terem ido embora pra casa, certamente tendo perdido mais um, foi lançada a idéia. "-Vamos colocar o azul e branco, pra atrair os caras..." Até isso foi pensado... E, à noite daquele 31 de outubro dos idos de 71, véspera de feriado (e que feriado: finados!!), eles aceitaram: Caco, Didi e o Marco. Esses grenais, por sinal,eram um arranca rabo geral. Poucas vezes terminavam numa boa. Se um dos participantes desistia então, era o fim. Também, 3 pra cada lado... Mas foi assim! Depois vieram o Pala, o Fred, o Araça, o Grosso, o Bira, mais tarde o França, Pistana, o time B, os times dos baixos (menores), o time das gurias (vôlei, entenda-se), a Patrobaia, e por aí vai. É assunto pra outras... O importante e interessante é como as coisas ficaram gravadas. Na memória, sob a pele, dentro do peito de quem passou por aquelas experiências. Assim, conclamo a cada um deixar registrado fatos que devem ser compartilhados nessa fantástica ferramenta disponibilizada pelo França, que finalmente me abriu as portas pra eu poder participar, esse meleca furador de bola, gremista fdp!

INDIGNADOS 2

Ajuda o Véio! O coitado já me mandou um email indignado! Ele quer entrar também! Abram as portas.....
Pô, meu velho e safado França!!!! Finalmente fui convidado pra essa festa pobre!!!
Me deixaram entrar! Os caras tão dizendo de tudo por aqui e eu não podendo falar...tava ficando louco!!!! Agora deu pra vocês! Vê se convida os demais...mas tem que avisar pra entrar logo, senão expira, entendeu? Pra começar era isso. E viva o Patropi! Excelente idéia, ótimo visual...só a conversa que tá faltando!